quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Thanksgiving - Dia de Ação de Graças!!!

Dia 02 de Dezembro, comemoramos aqui no Mão na Massa junto com o Yázigi - unidade Jd. São Bento , o Thanksgiving Day!! Além de se divertirem, as crianças aprenderam sobre a história do Thanksgiving, preparam a tradicional Pumpkim Pie ( torta de abóbora) e o que não podia faltar... comeram o Turkey ( peru) - tudo isso em inglês!!! Foi muito legal!! Congratulations!!
Considerado o feriado mais celebrado nos Estados Unidos, juntamente com o Natal, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é comemorado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro.
Tudo começou em 1621, na região conhecida como Nova Inglaterra, nordeste dos Estados Unidos, onde hoje é situado o estado de Massachusetts. Naquela época, os peregrinos, que eram os colonos ingleses estabelecidos naquela região, atraídos à América pela liberdade
religiosa, firmaram um pacto de amizade e gratidão com as tribos indígenas locais, conhecidas como Wanapoag. Naquele ano, eles tiveram uma ótima colheita de milho, após anos de fracasso, motivados por invernos rigorosos. Para celebrar e agradecer o ótimo ano e estreitar os laços fraternos com os visitantes, os americanos nativos ofereceram aos ingleses uma oferenda, com as melhores iguarias disponíveis. Como o peru era caçado em abundância, principalmente na área de Plymouth, com o passar dos anos tornou-se o alimento-símbolo desta data.
Inicialmente comemorada apenas na região das treze colônias, berço dos Estados Unidos atual, o feriado foi instituído nacionalmente em 1939, por Franklin Delano Roosevelt, sobretudo para incrementar as vendas para o Natal, mas com o discurso oficial de reunir a família e agradecer a Deus pelas coisas boas ocorridas no ano que se encerra.
O costume se enraizou na sociedade americana, principalmente entre os w.a.s.p. (sigla, em inglês, para designar os americanos brancos anglo-saxões protestantes). Porém, não se popularizou pelo resto da América do Norte, Central e do Sul, pela forte influência católica, fincada pelos colonizadores espanhóis e portugueses.
A tradição e o espírito capitalista fizeram do Dia de Ação de Graças um feriado especial. Sem o apelo quase melancólico do Natal, é neste feriado que se dá o maior pico de vendas a varejo nos Estados Unidos, com ênfase na “Black-Friday” (sexta-feira negra), o dia seguinte ao Thaksgiving. A parte profana também inclui uma tradicional partida de futebol americano ao vivo pela tevê, diversas paradas e desfiles por todo o país, sendo a mais famosa delas a Parada da Macy´s, patrocinada pela centenária loja de departamentos de Nova York, onde são desfilados balões com alusão a diversos personagens da cultura americana, sendo o último balão representado por Papai Noel. A passagem deste balão marca o início das festividades natalinas na América, fechando com chave de ouro esse belo feriadão.

Nenhum comentário: